quarta-feira, 26 de outubro de 2011

D'Paschoal fecha lojas de pneus e muda conselheiros


Grupo decide encerrar unidades, algumas delas com mais de 20 anos, devido à competição com produtos chineses e hipermercados
O grupo D’Paschoal decidiu fechar metade das lojas dedicadas apenas à venda de pneus para os consumidores finais. O grupo encerrou ainda o conselho de administração de sua principal empresa, a Comercial Automotivo D’Paschoal, para formar um novo conselho e dar mais agilidade à gestão, segundo afirmou o presidente da companhia, Luiz Norberto Paschoal.
Algumas das lojas que serão fechadas, como a da Avenida Santo Amaro, possuíam mais de vinte anos. Segundo Paschoal, a invasão de pneus chineses e a entrada dos hipermercados nesse segmento acirraram a concorrência e inviabilizaram a manutenção de algumas unidades, sobretudo em regiões onde os preços dos aluguéis dos pontos de venda subiram muito nos últimos anos.
“Hoje, as pessoas também estão trocando de carro, não de pneu. Muitas pessoas agora compram um carro novo antes de precisarem de pneus novos”, afirma Paschoal. Segundo ele, atualmente, não são muitas as lojas do grupo que só vendem pneus para os consumidores finais – ele não precisou o número de lojas que serão fechadas. Esse tipo de ponto de venda está concentrado na cidade de São Paulo.
A empresa vai concentrar seus esforços em setores que estão crescendo no País, como, por exemplo, o segmento de caminhões pequenos. Esse mercado está se expandindo com a maior procura por serviços de entrega domiciliar e a restrição ao tráfego de caminhões nas grandes cidades.
Mudança do conselho
Sobre a decisão de renovar todo o conselho da principal empresa do grupo, o empresário afirmou que a medida era necessária para trazer uma visão mais crítica à empresa. “No conselho, sempre era eu o mais duro, e eu sou o presidente. O conselho precisa ser crítico. O conselheiro está lá para trabalhar e tomar posições que muitas vezes não são as mais agradáveis. O conselho não se reúne para tomar cafezinho”, afirmou Paschoal, que participou em São Paulo de um seminário sobre governança corporativa em empresas familiares, promovido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
O conselho da empresa era formado por 11 conselheiros, dos quais seis eram externos e o restante de membros da família. O novo conselho está sendo ainda definido mas, segundo Paschoal, a ideia é que dois terços dos assentos sejam ocupados por conselheiros independentes.
Grupo D'Paschoal
Fundado em 1949, o Grupo D’Paschoal é líder no segmento de pneus e baterias, amortecedores e freios. A empresa está presente em sete Estados e possui mais de 200 lojas, com a marcas D’Paschoal e mais de 300 lojas com a bandeira Top Service. O grupo também controla a DPK, distribuidora de autopeças, com 17 centros de distribuição no País, e a AutoZ, um dos primeiros portais especializados em acessórios, som automotivo e auto-peças e líder no segmento automotivo online.
Fonte: Claudia Facchini, iG São Paulo | 24/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário