quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aprenda a lidar com as adversidades


Veja como lidar bem com os cortes de custos 
 
Ao anúncio de um corte, alerte o chefe sobre os impactos e como minimizá-los. Pequenas mudanças, como a contratação de estagiários, podem ter efeito positivo na qualidade de vida do grupo.
Proponha melhorias. Demonstre para a chefia que é possível ter resultados melhores com um investimento maior em pessoas.
Em equipes menores, o planejamento de tarefas e prazos de entrega passa a ser fundamental para evitar a sobrecarga.
Numa realidade de equipes enxutas, é preciso delegar. Por isso, escolha muito bem os colaboradores com quem quer trabalhar.

Pequenos tsunamis corporativos
 
Como passar de forma positiva pelas mudanças no ambiente corporativo:

Antecipe-se. Desconhecer as consequências da mudança aumenta a ansiedade. Por isso, busque o máximo de informação sobre a transição.
Em vez de calcular as possíveis perdas pessoais, procure mapear as oportunidades que podem surgir na nova configuração da companhia.
Aproveite os momentos de integração entre as equipes, que costumam ocorrer após as fusões e reestruturações, para socializar com a nova chefia.
Não resista. Essa atitude vai excluí-lo dos grupos de trabalho.

Faça a escolha certa 
 
Como incluir aprendizado e atualização na agenda:

1. "Defina prioridades de acordo com o momento de carreira", diz João Mendes, consultor da Vicky Bloch e Associados.

2. Selecione suas fontes de informação. Avalie criticamente publicações, sites e blogs que lê e fique com aqueles que são indispensáveis. Faça o mesmo nas redes sociais. "Seguir centenas de pessoas no Twitter é contraproducente", diz o consultor Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo.

3. Crie uma rotina para absorver essas informações. Estabeleça um período máximo de tempo para fazer a leitura dessas fontes. "Não é necessário mais do que uma hora por dia", afirma Christian.

4. Seja rigoroso nas decisões de como usar seu tempo. Escolhas certas aumentam a convicção e diminuem a angústia de ter perdido alguma coisa. Antes de se inscrever em um curso de atualização, avalie se ele, efetivamente, fortalece algum ponto fraco do seu currículo.

5. Defina horários para acessar e responder e-mails. Evite fazer isso nos momentos reservados à sua família. Estabeleça limites para ligações de trabalho. Após um determinado horário, não atenda ao telefone fixo nem ao celular.

6. Aprenda a não se comparar a todo instante, pois é um fator de angústia, que se tornou mais comum com as redes sociais.

Conheça alguns comportamentos de quem é ou pode se tornar Workaholic

O ultradetalhista
É a pessoa que quer ou faz tudo perfeitinho, nos mínimos detalhes, ou não faz nada. quando começa uma tarefa, ela a leva até o limite da exaustão.

O degustador
Ele fica curtindo um serviço até não poder mais, como um alcoólatra faz com a bebida. os americanos chamam esse tipo de "saboreador". no fundo, a pessoa é insegura e teme nunca ter feito o trabalho suficientemente bem.

O incansável

Quer tudo para ontem e precisa de prazos apertados para se motivar. Assume muitas responsabilidades, mas não sabe estabelecer prioridades. Acaba cometendo erros por distração.

O herói
É o maluco que deixa uma crise se estabelecer no escritório porque assim ele tem a oportunidade de dar uma de herói. normalmente é controlador e trabalha mal em equipe.

O hiperativo

Ele vive atolado de trabalho. é o sujeito que se sente na obrigação de aparecer com um novo projeto matador toda semana, mas nunca conclui nada.

Fonte: Revista Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário