quinta-feira, 22 de março de 2012

O quanto você está preparado para empreender?


“Não se satisfaça com nada que não seja o melhor de você” (Edward Rowland Sill). Este pensamento, que nos chama à reflexão, também traduz bem o tema do nosso post de hoje e é uma inspiração para quem está pensando em empreender.

De acordo com o dicionário Aurélio, empreender significa “tomar a resolução de fazer uma coisa e começá-la”. É ter uma ideia inovadora, oferecendo algo que ainda não foi apresentado. E para isso é preciso motivação, dedicação, paciência e planejamento. E eu te pergunto: você está preparado para empreender?

Antes de se lançar nesse desafio, seja ele o de abrir um novo negócio, sugerir melhorias para sua empresa ou para o seu local de trabalho, é necessário observar algumas características que o empreendedor precisa ter para alcançar os resultados esperados.

O empreendedor tem que ter iniciativa. Empreender requer dinamismo, atitude. Afinal, de nada adianta ter uma ideia e não ter a iniciativa de sair da zona de estabilidade para colocá-la em prática.

Para isso é preciso saber administrar bem o tempo. É comum as pessoas desenvolverem várias atividades num mesmo momento, sem a organização devida, e depois se queixarem da falta de tempo. A causa desta situação é não ter foco e metas bem definidos, elementos imprescindíveis para o empreendedorismo.

Além disso, uma pessoa que quer empreender tem que entender que não há um caminho mais curto, ou seja, atalhos para o sucesso. Portanto, esteja preparado para as dificuldades e não tente fugir dos desafios que aparecerão nesse percurso, pois eles são importantes para o aprendizado e o amadurecimento do empreendedor.

As pessoas não se tornam grandes pelas vitórias que conquistam, mas pelas vezes que conseguem se levantar das quedas que acontecem ao longo do caminho.

E para se manter firme nesse processo é necessário ter autoconfiança, acreditar em si mesmo e no seu projeto. Será essa autoconfiança que irá motivá-lo a seguir em frente mesmo diante das dificuldades.

Outra característica essencial do empreendedor é ser apaixonado pelo projeto que se propõe a realizar. Se não há paixão, não há envolvimento, motivação e comprometimento. Como consequência desse comprometimento, o empreendedor adquire o entusiasmo necessário para colocar as suas ideias em prática.

Desse modo, o seu projeto de vida tem que ser maior do que o desejo de ganhar dinheiro. O ganho financeiro será uma consequência do compromisso com o seu projeto de vida.

Além do próprio envolvimento é importante contar com relacionamentos sinceros, ou seja, parceiros que acreditam no projeto a ponto de se comprometerem com a sua evolução. Há que se criar uma relação de confiança com os fornecedores e pessoas que são estratégicas para o seu sucesso.

Eu não conheço ninguém que construiu um império sozinho. Existem os clientes, os parceiros comerciais, os colaboradores e que precisam ser conquistados e motivados. Enfim, você precisa de pares que acreditem no seu projeto e que o auxiliem a atingir os seus objetivos em um menor espaço de tempo e com maior solidez.

E para passar essa confiança para os seus parceiros, você tem que estar totalmente envolvido com o projeto.

Se pergunte: em uma escala de 1 a 10, o quanto eu acredito e estou comprometido com o meu projeto? Se a resposta for menor do que 10, talvez seja preciso repensar a sua vontade de empreender, pois na primeira dificuldade que surgir no caminho você não terá a persistência necessária para se levantar e seguir em frente.

E para você que está pensando em empreender, deixo como inspiração esta frase do empresário Abílio Diniz. Reflita-a e sucesso em sua caminhada. “Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Empreendedor não briga, ele faz negócio. Briga é coisa de namorados”. Inspire-se.

Update: Caso Real

Para quem pensa que empreender é uma coisa impossível, deixo aqui um grande exemplo. Passando próximo a um shopping da capital do Espírito Santo, encontrei muito mais do que um vendedor e sim um empreendedor de amendoim.

Ele trabalha no semáforo vestido de terno e gravata e aborda os clientes de uma forma inovadora, simpática e muito educada. Sua abordagem é diferenciada e ele até ajuda o trânsito a fluir com o apito que sempre o acompanha. As oportunidades estão em todo lugar. O que precisamos é ter visão periférica para saber aproveitá-las.

Fonte: www.guilhermemachado.com, por Guilherme Machado

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