Uma pesquisa da Ernst & Young, em parceria com o grupo GreenBiz, apontou seis tendências de sustentabilidade no mundo empresarial. O estudo, por meio de entrevistas com 272 executivos de companhias atuantes em 24 diferentes setores da economia e cujo faturamento ultrapassa a cifra de um bilhão de dólares, objetivava mapear as principais iniciativas empresariais dentro da temática.
Na verdade, o número de companhias que reconhecem a importância da sustentabilidade está evoluindo. Hoje, a prática sustentável não se restringe apenas a áreas específicas da empresa, mas já é considerada um conceito que deve ser integrado aos modelos de negócios. Confira as seis tendências que conduzem essa mudança:
1. As empresas estão descobrindo que “ser verde” gera vantagem competitiva. Prova disso é o aumento da publicação de Relatórios de Sustentabilidade. Segundo dados do CorporateRegister.com, entre 1992 e 2010, houve um crescimento superior a 20 mil por cento do número de empresas que produziam esses relatórios.
2. O envolvimento de diretores financeiros nos processos de avaliação, gestão e elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade é cada vez mais intenso, devido, especialmente, aos resultados positivos de uma agenda verde nos negócios.
3. Os funcionários estão pressionando as empresas a agir. Ao contrário do que muitos pensam, as iniciativas sustentáveis de uma companhia nem sempre são motivadas por pressões de investidores, ONGs e consumidores. De acordo com o estudo da Ernst & Young, há casos em que os funcionários são figuras-chave nas decisões das empresas.
4. As “mudanças climáticas” ajudam a promover a sustentabilidade ao estabelecer metas para a redução de emissões de gases efeito estufa. Medir a pegada de carbono configura um fator diferencial para determinada empresa integrar os mercados mais exigentes.
5. A pressão sobre os recursos naturais está crescendo. No universo corporativo, isso significa riscos ao negócio. Para não serem pegos desprevenidos, os empresários precisam se antecipar e investir em soluções que otimizem a produção e reduzam sua dependência nesses recursos.
6. A sustentabilidade influencia a imagem da empresa. Segundo dados do GreenBiz, todos os anos as companhias recebem pelo menos trezentos questionários “verdes” de clientes, grupos de investidores, ONGs e mídia. Alguns desses questionários resultam em rankings, como o Dow Jones Sustainability Index. Portanto, é importante se preocupar com a reputação baseada em uma conduta social e ambientalmente responsável.
Na verdade, o número de companhias que reconhecem a importância da sustentabilidade está evoluindo. Hoje, a prática sustentável não se restringe apenas a áreas específicas da empresa, mas já é considerada um conceito que deve ser integrado aos modelos de negócios. Confira as seis tendências que conduzem essa mudança:
1. As empresas estão descobrindo que “ser verde” gera vantagem competitiva. Prova disso é o aumento da publicação de Relatórios de Sustentabilidade. Segundo dados do CorporateRegister.com, entre 1992 e 2010, houve um crescimento superior a 20 mil por cento do número de empresas que produziam esses relatórios.
2. O envolvimento de diretores financeiros nos processos de avaliação, gestão e elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade é cada vez mais intenso, devido, especialmente, aos resultados positivos de uma agenda verde nos negócios.
3. Os funcionários estão pressionando as empresas a agir. Ao contrário do que muitos pensam, as iniciativas sustentáveis de uma companhia nem sempre são motivadas por pressões de investidores, ONGs e consumidores. De acordo com o estudo da Ernst & Young, há casos em que os funcionários são figuras-chave nas decisões das empresas.
4. As “mudanças climáticas” ajudam a promover a sustentabilidade ao estabelecer metas para a redução de emissões de gases efeito estufa. Medir a pegada de carbono configura um fator diferencial para determinada empresa integrar os mercados mais exigentes.
5. A pressão sobre os recursos naturais está crescendo. No universo corporativo, isso significa riscos ao negócio. Para não serem pegos desprevenidos, os empresários precisam se antecipar e investir em soluções que otimizem a produção e reduzam sua dependência nesses recursos.
6. A sustentabilidade influencia a imagem da empresa. Segundo dados do GreenBiz, todos os anos as companhias recebem pelo menos trezentos questionários “verdes” de clientes, grupos de investidores, ONGs e mídia. Alguns desses questionários resultam em rankings, como o Dow Jones Sustainability Index. Portanto, é importante se preocupar com a reputação baseada em uma conduta social e ambientalmente responsável.
Fonte: AsBoasNovas.com
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