quarta-feira, 23 de maio de 2012

Banco Mundial corta perspectiva de crescimento econômico da China

O Banco Mundial cortou sua previsão de crescimento econômico para China em 2012, de 8,4% para 8,2%, de acordo com documento publicado nesta quarta-feira (23).

Em um relatório semestral para o Leste da Ásia e Pacífico, a instituição afirmou que uma desaceleração na China vai afetar o crescimento em países emergentes do Leste da Ásia para mínimas de dois anos em 2012, mas alertou que a crise da dívida da Europa pode provocar danos ainda maiores se piorar. Por conta disso, a expectativa do banco é de que a região registre crescimento de 7,6% este ano, abaixo da projeção anunciada em novembro, de 7,8%.

O Banco Mundial notou ainda que o enfraquecimento da demanda dos EUA e da Europa e do mercado imobiliário chinês podem pesar sobre a economia chinesa no curto prazo. Porém, a instituição acrescentou que se governos e bancos centrais agirem a tempo para estabilizar a atividade, as economias devem se recuperar no próximo ano.

Afrouxamento político
 
Segundo o banco, os países podem afrouxar ainda mais as políticas monetária e fiscal para fomentar a atividade, mas destacou que o espaço para manobra está limitado por riscos de inflação que podem aumentar quando o crescimento se recuperar em meio à crescente dívida pública.

"As autoridades da região devem permanecer flexíveis para mudar a política monetária se o crescimento ganhar impulso e as pressões inflacionárias aumentarem", disse o Banco Mundial.

Para a China, o banco aconselhou apenas uma alteração marginal na política monetária por enquanto, com redução do compulsório dos bancos, uma vez que as taxas de juros reais estão negativas. Por outro lado, pediu ao país que conte com uma política fiscal mais flexível que amplie o consumo, em vez de apostar no investimento estatal para impulsionar a atividade econômica.

"O estímulo fiscal seria idealmente menos alimentado pelo crédito, menos financiado por governos locais, e menos orientado pela infraestrutura", afirmou o Banco Mundial. "Medidas fiscais para dar suporte ao consumo, como reduções de impostos, gastos com bem estar social e outros gastos sociais devem ser vistos como prioridade", finalizou.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário