terça-feira, 5 de junho de 2012

O networking é a alma do negócio

A concorrência no mercado de trabalho é cada vez maior e nos revela um cenário em que o profissional deve se diferenciar não apenas tecnicamente, mas pessoalmente. Nessa lógica, não há dúvida de que o networking é uma ferramenta importante na carreira. E no processo de construção da rede de relacionamentos não existe uma fórmula mágica. Baseado no auxílio mútuo e na indicação ou na apresentação, o networking é um mecanismo de interligação profissional entre as pessoas. 

É preciso um conjunto de atributos tanto comportamentais quanto técnicos para conhecer as pessoas certas e fazer com que elas agreguem algo na sua vida profissional. Uma recente pesquisa da Regus, fornecedora mundial de soluções para o local de trabalho, revela diversos canais para ampliar sua rede de relacionamentos e manter um networking eficaz. No estudo foram entrevistados mais de 16 mil gerentes em nível sênior em todo o mundo. 

No Brasil, 72% dos profissionais de pequenas empresas acreditam que a prática do networking pessoal é a melhor forma de conquistar novos clientes em dois ou três anos, em comparação com 69% dos entrevistados de grandes companhias. Entretanto 52% dos participantes preveem a importância das redes sociais para alavancar os negócios. O contato pessoal nunca deixará de ser fundamental e, apesar do crescimento da internet no ambiente corporativo, é ainda a principal estratégia nos negócios. 

Por outro lado, é evidente o aumento no número de usuários de redes como o LinkedIn, que atingiu mais de 135 milhões de membros. O crescimento do papel das redes sociais nos negócios, segundo o estudo, indica que atualmente essa é uma ferramenta essencial para a conquista de novos clientes, assim como o contato pessoal. Todos os dias nos deparamos com pesquisas e mais pesquisas sobre o aumento do número de pessoas que utilizam as redes sociais. Deixar para fazer sua rede de contatos quando se está na pior não é a melhor das opções. O grande desafio é saber administrar o tempo e inserir naturalmente em sua rotina o uso das redes, sem excluir os contatos ao vivo.

Interação digital

Pesquisa mostra que aumenta relacionamento pela internet entre empresas e consumidores

Não é novidade que estamos vivendo em um mundo altamente competitivo. Por isso, é fundamental que as organizações valorizem um de seus maiores bens: o consumidor. Nesse sentido, um estudo recente conduzido pela Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as empresas de bens de consumo interagem cada vez mais com seus clientes. O levantamento traz resultados de uma pesquisa realizada com 221 executivos de diversos setores da economia. O objetivo é entender como essas companhias se relacionam hoje com os novos canais como mídias sociais e plataformas móveis.

O número de empresas que passou a usar canais móveis e sociais deve aumentar de 24% para 41% nos próximos 12 meses.
As empresas de bens de consumo planejam utilizar as mídias sociais para atividades de marketing, incluindo promoção de produtos (74%), feedback do consumidor (63%) e atendimento ao cliente (62%).
74% das empresas avaliam que as mídias sociais são prioridade para aumentar a fidelidade nos próximos 12 meses; 17% afirmam que elas já são prioridade e 33% declaram que esse será um dos principais temas para 2012.
 

Fonte: Consumidor Moderno - UOL


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