A concorrência no mercado de trabalho é cada vez maior e nos revela um
cenário em que o profissional deve se diferenciar não apenas
tecnicamente, mas pessoalmente. Nessa lógica, não há dúvida de que o
networking é uma ferramenta importante na carreira. E no processo de
construção da rede de relacionamentos não existe uma fórmula mágica.
Baseado no auxílio mútuo e na indicação ou na apresentação, o
networking é um mecanismo de interligação profissional entre as
pessoas.
É preciso um conjunto de atributos tanto comportamentais
quanto técnicos para conhecer as pessoas certas e fazer com que elas
agreguem algo na sua vida profissional. Uma recente pesquisa da Regus,
fornecedora mundial de soluções para o local de trabalho, revela
diversos canais para ampliar sua rede de relacionamentos e manter um
networking eficaz. No estudo foram entrevistados mais de 16 mil
gerentes em nível sênior em todo o mundo.
No Brasil, 72% dos
profissionais de pequenas empresas acreditam que a prática do
networking pessoal é a melhor forma de conquistar novos clientes em
dois ou três anos, em comparação com 69% dos entrevistados de grandes
companhias. Entretanto 52% dos participantes preveem a importância das
redes sociais para alavancar os negócios. O contato pessoal nunca
deixará de ser fundamental e, apesar do crescimento da internet no
ambiente corporativo, é ainda a principal estratégia nos negócios.
Por
outro lado, é evidente o aumento no número de usuários de redes como o
LinkedIn, que atingiu mais de 135 milhões de membros. O crescimento
do papel das redes sociais nos negócios, segundo o estudo, indica que
atualmente essa é uma ferramenta essencial para a conquista de novos
clientes, assim como o contato pessoal. Todos os dias nos deparamos com
pesquisas e mais pesquisas sobre o aumento do número de pessoas que
utilizam as redes sociais. Deixar para fazer sua rede de contatos
quando se está na pior não é a melhor das opções. O grande desafio é
saber administrar o tempo e inserir naturalmente em sua rotina o uso
das redes, sem excluir os contatos ao vivo.
Interação digital
Pesquisa mostra que aumenta relacionamento pela internet entre empresas e consumidores
Não é novidade que estamos vivendo em um mundo altamente competitivo.
Por isso, é fundamental que as organizações valorizem um de seus
maiores bens: o consumidor. Nesse sentido, um estudo recente conduzido
pela Economist Intelligence Unit (EIU) aponta que as empresas de bens
de consumo interagem cada vez mais com seus clientes. O levantamento
traz resultados de uma pesquisa realizada com 221 executivos de
diversos setores da economia. O objetivo é entender como essas
companhias se relacionam hoje com os novos canais como mídias sociais e
plataformas móveis.
O número de empresas que passou a usar canais móveis e sociais deve aumentar de 24% para 41% nos próximos 12 meses.
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As empresas de bens de consumo planejam utilizar as
mídias sociais para atividades de marketing, incluindo promoção de
produtos (74%), feedback do consumidor (63%) e atendimento ao cliente
(62%). |
74% das empresas avaliam que as mídias sociais são prioridade para aumentar a fidelidade nos próximos 12 meses; 17% afirmam que elas já são prioridade e 33% declaram que esse será um dos principais temas para 2012. |
Fonte: Consumidor Moderno - UOL
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