terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bom para: repensar o modo como você dá feedback

Desde o momento em que nos entendemos por gente, professores, amigos, familiares e chefes de trabalho nos dizem que a melhor maneira de aperfeiçoar o que fazemos é prestar atenção às críticas que nos são feitas. Entendendo o que fizemos de errado podemos melhorar e executar um trabalho melhor na próxima vez. Mas será isso mesmo?

Jay O’Callahan discorda. Pensando nisso, ele desenvolveu uma técnica chamada “Appreciations” – ou apreciações – que propõe o uso da “valorização” como forma única de feedback, ajudando profissionais a focar naquilo que eles fazem bem.

“As pessoas pensam que apontar falhas é a única forma de melhorar. Essa é uma maneira antiga de pensar! As apreciações não são uma questão de educação. Elas apontam o que está vivo e fresco em uma ideia. Quem as recebe deve tomá-las e incorporá-las”, disse em entrevista ao site 99%.

O método é simples. Após uma pessoa compartilhar uma história, uma apresentação ou uma ideia, você deve falar apenas sobre os elementos que gostou. Segundo o americano, depois de ouvir os aspectos que outros apreciam a pessoa tende a enfatizá-los, deixando de lado elementos que não são apreciados. O resultado, portanto, seria o mesmo que buscar por uma crítica construtiva: tornar os próximos trabalhos melhores.

Para saber mais sobre essa técnica acesse o site do contador de histórias, leia o livro Making Ideas Happen (Fazendo ideias acontecer) de Scott Belsky ou assista a essa apresentação. E pratique!

Fonte: www.asboasnovas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário