Desde o momento em que nos entendemos por gente, professores, amigos,
familiares e chefes de trabalho nos dizem que a melhor maneira de
aperfeiçoar o que fazemos é prestar atenção às críticas que nos são
feitas. Entendendo o que fizemos de errado podemos melhorar e executar
um trabalho melhor na próxima vez. Mas será isso mesmo?
Jay O’Callahan discorda. Pensando nisso, ele desenvolveu uma técnica
chamada “Appreciations” – ou apreciações – que propõe o uso da
“valorização” como forma única de feedback, ajudando profissionais a
focar naquilo que eles fazem bem.
“As pessoas pensam que apontar falhas é a única forma de melhorar. Essa
é uma maneira antiga de pensar! As apreciações não são uma questão de
educação. Elas apontam o que está vivo e fresco em uma ideia. Quem as
recebe deve tomá-las e incorporá-las”, disse em entrevista ao site 99%.
O método é simples. Após uma pessoa compartilhar uma história, uma
apresentação ou uma ideia, você deve falar apenas sobre os elementos que
gostou. Segundo o americano, depois de ouvir os aspectos que outros
apreciam a pessoa tende a enfatizá-los, deixando de lado elementos que
não são apreciados. O resultado, portanto, seria o mesmo que buscar por
uma crítica construtiva: tornar os próximos trabalhos melhores.
Para saber mais sobre essa técnica acesse o site do contador de histórias, leia o livro Making Ideas Happen (Fazendo ideias acontecer) de Scott Belsky ou assista a essa apresentação. E pratique!
Fonte: www.asboasnovas.com
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