quarta-feira, 15 de agosto de 2012

E quando a promoção não sai? Saiba como fazer acontecer

Uma promoção no trabalho é o objetivo de qualquer profissional. O avanço na hierarquia demonstra a confiança dos superiores naquele colaborador, reforça a sua competência e ainda garante um aumento no salário. O problema é quando a tão sonhada promoção fica só na promessa. 

"Dar indiretas ou pressionar o chefe não é uma boa saída e ainda criará uma situação difícil. O diálogo sempre será o melhor caminho. O profissional pode criar uma abordagem que necessite de respostas, como dizer que pretende fazer um novo curso, graduação ou pós para incrementar sua qualificação e precisa saber de suas reais chances", recomenda o coach Sergio Ricardo Rocha.

Para fortalecer este argumento, o profissional deve explicar que a escolha do curso depende dos rumos da sua carreira - se for promovido, a área de estudos será voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para ter um bom desempenho no novo desafio. 

"Outra alternativa é solicitar uma avaliação de desempenho com a justificativa de que está fazendo um planejamento de carreira e precisa ter um feedback real sobre a promoção", ressalta Rocha, consultor empresarial, palestrante e especialista em liderança e equipes de alto rendimento.

A promoção deve ser encarada como um projeto e ser tratada com muito profissionalismo. Por isso é importante saber o que é necessário para desempenhar bem a função, a expectativa da empresa, quais as metas que deverão ser atingidas e qual o prazo para ser promovido.

"Se a resposta for negativa, o profissional deve buscar a razão para este resultado - se foi por causa da situação da empresa e do mercado e ninguém será promovido ou se outro candidato foi considerado melhor preparado para o novo cargo. O lado positivo é que ele foi lembrado e saberá o por que não foi escolhido, podendo se preparar melhor para outras oportunidades", explica.

Segundo Rocha, o cenário empresarial muda com rapidez e o fato de não ter sido promovido nem sempre está relacionado apenas com o candidato. Perder um cliente, desistir de abrir uma nova unidade, dificuldades financeiras, redução de investimento ou mudanças no contexto econômico do estado ou país são apenas alguns dos muitos fatores que podem engavetar novas oportunidades. 

"Também existem razões ligadas ao perfil da vaga. Ser considerado um talento não significa que este colaborador está pronto para encarar um cargo maior. É preciso ser a peça certa no local certo", destaca Dr. Vendas.
Uma avaliação de perfil pode mudar toda a história. O candidato que inicialmente foi avaliado como uma boa opção pode ser considerado inadequado para a vaga após uma observação mais criteriosa. Quem busca se desenvolver constantemente sempre terá boas oportunidades durante a carreira. 

"Já vi muitos talentos se perderem por serem promovidos antes da hora, antes de estarem preparados tecnicamente ou antes de terem o comportamento adequado. Esperar o momento certo contribui para o amadurecimento profissional. Algumas oportunidades dão certo, outras não. Isso faz parte da vida de todo profissional de sucesso", aponta.

Rocha destaca que anunciar as boas novas aos colegas de trabalho sem ter certeza da resposta dos superiores é um tiro no próprio pé. Promovido ou não, o funcionário continuará convivendo com as mesmas pessoas. 

"Falar demais e contar com algo que ainda não aconteceu é prejudicial em qualquer cenário. Se o profissional comentar alguma coisa sobre o assunto antes e a promoção acontecer, será considerado prepotente. Caso continue no mesmo cargo, poderá ser chamado de mentiroso. Além disso, a empresa poderá avaliar que quem fala demais não está preparado para funções estratégicas, que necessitam de equilíbrio e confiança", alerta.

O especialista lembra que é preciso tomar cuidado com as promessas de promoção logo nos primeiros dias de emprego. Primeiro é preciso avaliar a remuneração para a atividade atual. Caso o salário oferecido seja menor do que o praticado no mercado, o profissional deve analisar se o valor atende as suas necessidades. 

"A promoção futura nunca deve ser dada como certa, pois muitas coisas podem acontecer no caminho, como alterações no cenário empresarial ou o surgimento de um candidato mais preparado. Se for enrolação, o funcionário deve planejar a sua saída e se preparar para conseguir uma oportunidade melhor", esclarece.

Fonte: UOL - Canal Executivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário