São
Paulo – Ao identificar os gargalos que a sua pequena
empresa tem na área de vendas, as chances de você perder
oportunidades de fechar negócios diminuem bastante. “A setorização
da loja, por exemplo, ajuda o cliente a achar mais fácil os
produtos”, exemplifica Leonardo Marchi, sócio-diretor da Praxis
Business.
O
treinamento da equipe é essencial para uma venda
perfeita,
mas existem outros aspectos que podem ser melhorados no processo.
Confira abaixo as recomendações de Marchi e Mário Rodrigues,
diretor do IBVendas.
1)
Cuide bem do seu estoque
Um
estoque bem organizado pode
economizar muito tempo para a equipe de vendedores. No caso de
varejo, quando o cliente solicita um produto que não está exposto e
o vendedor precisa buscar no estoque, a demora na busca pode ser
desgastante para ambos os lados.
Outro
erro comum, segundo Rodrigues, é o vendedor oferecer produtos que
não estejam no estoque. A comunicação, nesse caso, é essencial
para que isso não aconteça.
2)
Treine bem a sua equipe
Lidar
com clientes difíceis faz
parte do cotidiano de um empresário, independente do porte da
empresa. Mas, o treinamento adequado pode aumentar as vendas mesmo
quando o cliente busca um produto ou serviço que não está
disponível. “Se não tiver o produto, o ideal é levar um
similiar. É saber aproveitar a situação”, explica Marchi.
Além
disso, as promoções devem ser informadas e alinhadas para todos os
funcionários. O conhecimento do vendedor é a chave para que os
consumidores enxerguem o benefício e concluam a venda.
3)
Atente-se aos meios de pagamento
A
estrutura do caixa do negócio não deve ser negligenciada, pois além
do treinamento do responsável pelos pagamentos, o processo tem que
ser ágil. “Normalmente, o caixa que é o gargalo do processo de
venda”, afirma Marchi.
Se
tudo ocorreu bem até chegar a hora de fechar a compra, a demora só
é justificável em casos extremos, pois corre-se o risco de o
cliente desistir.
4)
Esteja equipado para imprevistos
Acabou
a energia? O computador travou e não pode fornecer a nota fiscal? “O
empresário tem que estar atento a tudo isso”, afirma Marchi. Por
isso, tenha em mãos ferramentas que possam auxiliar na venda mesmo
em situações não favoráveis.
5)
Tenha um bom relacionamento com seu fornecedor
Para
evitar problemas na gestão do seu estoque ou que a falta de um
produto, carro chefe do seu negócio, interfira diretamente no caixa
da empresa, o bom relacionamento com os fornecedores deve ser
conquistado.
Para
Rodrigues, negociar prazos com os clientes, por exemplo, depende do
quão rápido o fornecedor poderá repor o produto em falta. Ter um
bom planejamento e agendar prazos para entregas evitam esse tipo de
dor de cabeça.
Fonte:
Revista Exame, por Camila Lam.
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