segunda-feira, 17 de junho de 2013

“A estratégia é o sangue de uma empresa”, diz especialista

São Paulo - “A estratégia é o sangue de uma empresa. É a força motriz de uma companhia: ela que determina o que será feito, como será feito e por que será feito.” Essas são algumas da palavras de ordem que formam o manifesto. "Onde Começa a Liderança", escrito por Cynthia Montgomery,  Ph.D. em administração, premiada em Harvard e autora do best-seller "O Estrategista: seja o líder de que sua empresa precisa" (Sextante, 2012).
A estratégia nos negócios foi o tema central da passagem recente de Cynthia por São Paulo para o HSM Management – Estratégia. Em entrevista à EXAME.com, a especialista chamou executivos de volta à estratégia como principal ferramenta de negócios. “As empresas têm basicamente readministrado estratégias, o que está longe da liderança de fato”, diz. “Ela não pode ser uma atividade como qualquer outra. Ela é a ferramenta mais poderosa para elevação dos níveis de liderança.”
“Estratégia começa com a clareza do que queremos ser”

Mais do que pensar em como vender mais ou atingir seu cliente em cheio, Cinthya vê nos movimentos internos o primeiro passo de uma estratégia bem desenhada. “A estratégia vinha se concentrando na relação do ambiente com seus parceiros e clientes e, por alguns anos, a estratégia interna foi deixada de lado”, diz. 
Por isso, antes de começar a mexer nas relações externas, Cynthia acredita é essencial ter todo o caminho muito bem pavimentado da porta da empresa para dentro. “É preciso realmente imaginar e idealizar o que queremos ser, porque isso é o que realmente importa.”
No manifesto, Cynthia não deixa dúvidas de que tudo começa com um exercício de criatividade. “Uma estratégia de sucesso começa com imaginação, propósito e uma conexão profunda dos clientes”, diz. “Isso evolui o tempo todo, e um líder ganha a responsabilidade de desenhar o caminho para que a companhia continue a ser relevante.”
“Implementação e estratégia são igualmente importantes”
O alinhamento da estratégia com os funcionários não é um mero cascatear de informações. “É preciso construir um modelo de negócios que opere respirando a estratégia”, afirma Cynthia. “Essa estratégia tem de vestir o propósito da empresa”.
Por isso a implementação de uma estratégia é crucial para que o resultado seja favorável. “Chega a ser estúpido achar que a implementação da estratégia não é tão nobre quanto a elaboração dela”, afirma.
“Os jovens são a chave do reino”
Parece uma profecia, mas Cynthia garante que os jovens já estão mudando muito a forma dos mais velhos lidarem com a estratégia interna. “Jovens não trabalham em empresas onde falta transparência ou não há uma filosofia em que de fato acreditam”, diz.
Para eles, essencial é criar significado para a empresa e para o trabalho. Com isso, perguntas como “quem somos” e “quem queremos ser” precisam ser respondidas claramente pela estratégia da companhia. 
“É preciso motivar o emocional”
Dinheiro é bom e todo o mundo gosta. Mas nem só de remuneração, benefícios e compensações materiais vive uma equipe. A elaboração de um real significado para a empresa e o trabalho são fortes elementos motivadores para o lado emocional. “Por isso a transparência é importante. Os funcionários precisam saber e concordar o trajeto e o lugar onde pretendem chegar.”
Fonte: Revista Exame, por Bárbara Ladeia.

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