Fazer networking é essencial
para empreendedores que querem ver o negócio crescer
São
Paulo – Ter uma rede de contatos pode ser simples e não custa quase nada. Por
que então muitos empreendedores não prestam atenção nisto? Provavelmente
porque exige tempo e dedicação. O networking bem feito, segundo especialistas, pode
ajudar muito a fazer o negócio crescer.
A vida
digital tem contribuído para que os empresários exercitem mais a habilidade de
se conectar com pessoas e empresas que podem ser interessantes para a pequena empresa. Veja as sugestões de
Victor Trujillo, coordenador dos Cursos de Férias PME da ESPM, e Thiago de
Carvalho, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, para criar uma
rede de contatos sólida no seu negócio.
1.Use as redes sociais
As redes
sociais devem ser vistas como ferramentas para a empresa. Segundo Trujillo, o
investimento é praticamente nulo e só exige tempo do empreendedor. “Ele precisa
ter a visão de que é uma ferramenta de trabalho e autorizar os funcionários a
acessarem”, diz.
Com a
trama de contatos virtual, fica mais fácil localizar pessoas interessantes e
contatos que podem ser úteis para o negócio. “A ausência das mídias coloca a
empresa em posição de desvantagem”, explica Trujillo. Vale lembrar que mandar
uma mensagem igual para várias pessoas oferecendo seus serviços não é uma boa
forma de uso.
2.Pense nos laços fracos
Para
Carvalho, manter contato sempre com as mesmas pessoas pode ser um problema na
vida do empreendedor. “É importante criar uma rede de laços fracos, que vai
fazer as informações chegarem ao empreendedor. Se só convive com o sócio, chega
uma hora que não tem mais novidades e anda em círculos”, diz. Os tais laços
fracos seriam pessoas que você conhece, mas não passa tanto tempo junto.
3.Participe de eventos
Os
eventos são ótimos lugares para conhecer pessoas que tenham a ver com sua
empresa. Nas feiras, é preciso se planejar para conversar com os contatos
certos. “Muita gente vai a feiras como faz no supermercado, parando aqui e
ali”, opina Trujillo. É importante pesquisar quais empresas vai visitar e
realmente desenvolver uma conversa no local.
Para os
negócios que costumam expor nestes eventos, é importante ter funcionários
capacitados para estas conversas. “Muitos expositores não colocam o primeiro
escalão da área comercial na feira, chegando a terceirizar o atendimento”,
critica o professor da ESPM.
Em
cursos e palestras, vale a pena aproveitar os momentos de intervalo, como o
coffee break. “Este contato é o ganho secundário, além do conteúdo do evento.
Vale até uma aproximação com o concorrente, trocar um cartão, aproveitando um
espaço neutro”, sugere.
4.Invista em qualidade
Não se
preocupe demais em ter muitos contatos. O importante é ter uma rede consistente
e que possa de fato ser útil para o negócio. Acumular muitos contatos pode ser
prejudicial para o networking. “Algumas pessoas se preocupam com quantidade de
contato. Não é a quantidade, é a qualidade que importa. Se não vai conseguir
nutrir os contatos, perde o foco”, diz Trujillo.
5.Seja cordial
Forçar
uma aproximação ou mesmo enviar mensagens padronizadas para muita gente são
ações que não ajudam a compor sua rede. A relação deve ser sempre cordial. “Não
é legal forçar as coisas. Não é só pedir um favor. É estabelecer um canal de
comunicação que pode usar para alguma coisa no futuro. Quanto mais tempo passa
nutrindo, mais a rede vai se moldando”, explica Carvalho.
6.Deixe a timidez de lado
Na hora
do networking, a timidez pode atrapalhar. Por isso, não se intimide em pedir
licença e se apresentar para alguém. A troca de cartões é saudável e esperada
em muitos momentos. “As pessoas não procuram as outras, por medo ou vergonha.
Eu tive casos sérios de empreendedores que poderiam ter se beneficiado se
tivessem falado com as pessoas”, diz Carvalho. Vale também dar atenção a quem
te procura para networking.
Fonte: Revista Exame, por Priscila Zuini.
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