Quais são os termos de inovação que todo
empreendedor deveria saber? Respondido
por Lourenço Bustani, especialista em inovação.
Antes de
uma reflexão como essa, é sempre muito importante ter em mente a diferença
entre o que é simplesmente novo e o que é de fato inovador. Isso significa ver
as coisas de forma mais ou menos complexa, entendendo o legado e os impactos
que um mero produto ou serviço pode causar na sociedade. Por isso, separei três
termos (ou valores) que vêm muito antes dos jargões do mercado e ao meu ver são
centrais para toda e qualquer inovação.
1. Valor compartilhado
1. Valor compartilhado
Muitas
empresas ainda correm atrás do novo apenas para ganhar dinheiro. Querem ser as
melhores, as mais populares, descobrir o que mais vende, o que a concorrência
ainda não fez. Mas, a grande questão é que hoje, para vender, é preciso
ressoar, e nessa direção a inovação só faz sentido se for melhor para todos. O
valor compartilhado representa a capacidade de uma organização beneficiar de
maneira orgânica todos aqueles que participam da sua existência, incluindo o
seu cliente final.
2. Visão
sistêmica
Para
compartilhar valor, é preciso entender o todo e, portanto, ter uma visão
sistêmica. Compreender que um negócio vai muito além das relações comerciais de
compra e venda faz com que essas próprias relações comerciais estejam a serviço
de contextos mais favoráveis a todos, sendo a inovação um caminho para a
mudança sistêmica.
3. Lucro e
propósito
Uma
equação que deve estar sempre na parede, como um mantra. De um lado o lucro,
força que leva a empresa a crescer e gerar valor. Do outro o propósito, visão
que a faz catalisar e transformar esse valor em bem-estar, felicidade,
consciência e engajamento. Lucro e propósito, em sinergia e equilíbrio, são ao
meu ver a melhor definição para inovação.
Fonte: Revista Exame, por Camila Lam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário