São Paulo – Contratar as pessoas certas, reter talentos e
engajar os funcionários não são tarefas fáceis. Para Suely Nunes Carneiro
Mioto, consultora do Sebrae-SP, o interesse dos pequenos empresários para melhorar as práticas na gestão de
pessoas tem aumentado. “Desde a
contratação das pessoas, eles podem adotar práticas de grandes empresas”, diz.
Pode ser financeiramente impossível para uma pequena empresa manter uma área de recursos humanos, mas o
empresário pode se inspirar em práticas adotadas em grandes corporações e
replicá-las, de acordo com a sua realidade. “Para ter uma boa gestão de pessoas
não precisa ter ferramentas sofisticadas”, afirma Fernando Dias, diretor da
área de consultoria da Career Center.
Uma das principais vantagens ao implementar novas medidas é
estruturar o negócio para crescer. “A empresa consegue
ter uma fotografia de seus colaboradores, quem tem performance boa, mediana e
quem não tem. E identificar pontos que podem ser melhorados”, explica Tatiana
Zeilmann, consultora executiva da consultoria De Bernt Entschev Human Capital.
Vejas outras medidas que podem ser replicadas no seu negócio.
1. Integre os funcionários
Muitas vezes, a
contratação de um novo colaborador é feita às pressas e devido à correria, nem
sempre há tempo para integrar o funcionário na equipe. “Grandes empresas fazem
um ou três meses de integração. No caso de uma PME, ela deve fazer a
apresentação para a equipe de trabalho, mencionar quais são os valores e o que
é praticado no dia a dia. Uma pequena atitude como essa já ajuda na integração
e no desenvolvimento de um novo funcionário”, explica Suely.
Ao pular essa etapa, a
consultora afirma que fica mais difícil para o empreendedor reter ou
atrair talentos.
2. Invista tempo para o treinamento
O atendimento pode ser crucial e o diferencial para que uma
pequena empresa se destaque entre
os seus concorrentes. Por isso, Dias ressalta a importância do papel do
empresário no momento da contratação e treinamento. “O empresário precisa parar
e pensar o que ele quer para ele e para o seu negócio. Ele não precisa ter
sofisticação, mas orientar o que ele quer para as pessoas e comentar os
comportamentos que ele espera”, explica.
3.Planeje reuniões
Por ser uma pequena empresa, o empreendedor tem a impressão
de que toda a equipe está a par dos resultados ou mudanças. “É importante ter
um alinhamento. Marcar uma reunião com o assunto da pauta, para que as pessoas
já levem suas contribuições e exista um momento produtivo”, explica
Suely.
Ouvir a equipe tem um
significado muito grande por conta da participação do funcionário. “Às vezes,
não fica muito claro para as pessoas se elas fizeram um trabalho bom ou ruim. É
preciso dar um feedback com referências mais objetivas”, explica Dias.
4. Crie um padrão de avaliação
Estabelecer um processo
de avaliação ajudará o pequeno empresário na hora de reconhecer ou promover um
funcionário. “É importante mostrar os pontos que precisam ser desenvolvidos,
identificar os potenciais talentos e ajudar o funcionário que não tem um bom
desempenho”, ensina Tatiana.
“Dê algum prêmio para
quem se destacou, pode ser financeiro ou não, um dia de folga, por exemplo.
Assim, você está mostrando que aquele é o comportamento esperado”, explica
Dias.
5.Seja criativo
A área de recursos humanos de
algumas grandes empresas grandes planeja treinamentos, campanhas voltadas para
a parte social, sustentabilidade, processos motivacionais, café da manhã com o
presidente, entre outros eventos. Segundo Tatiana, as PMEs também podem fazer
isso, adaptando de acordo com o tamanho da sua equipe.
Para Suely, o empresário
deve buscar benefícios que possam interessar aos seus funcionários. “Ele
pode fazer parcerias com academias ou salões de beleza. É olhar para o
colaborador e verificar o perfil da equipe”, explica.
6. Faça uma pesquisa de clima
Um instrumento que grandes empresas
utilizam e que o pequeno empresário pode adotar é uma pesquisa de clima para
saber como o colaborador avalia o
ambiente do trabalho. “Mas, primeiro tem que agir com outras ações, amadurecer
profissionalmente e fortalecer a liderança dele”, recomenda Suely.
Há empresas no
mercado que fazem esse tipo de consultoria e o resultado da pesquisa pode
nortear outras ações necessárias para melhorar a gestão do negócio.
Fonte: Revista Exame, por Camila Lam.
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