Você realmente conhece os seus clientes? Sabe o que
eles desejam? Quantos deles compram regularmente os produtos da organização em
que você trabalha? E a concorrência, como está? Como anda a qualidade dos
produtos e serviços da sua organização? Responder a essas perguntas é o
primeiro passo para saber como estão os seus negócios. E nesse sentido, é
fundamental conhecer seus clientes e agregar valor aos produtos e/ou serviços
que comercializa. Então, comunique-se com o cliente, vá até eles,
ouça-os.
Toda organização precisa de clientes
para sobreviver, e as pessoas precisam da organização para se realizarem
profissionalmente. Portanto, os seus colaboradores precisam saber se relacionar
bem com os clientes da organização.
Criar uma relação duradora com os
seus clientes é o ideal. E para isso, é preciso entender que essa é uma tarefa
não só do setor de vendas ou marketing, é responsabilidade de todos na
organização. O cliente quer se sentir importante, ser bem tratado e respeitado,
desde a telefonista ou recepcionista até a alta direção. As empresas mais bem
sucedidas, em grande parte, são aquelas que buscam conquistar a confiança e
satisfazer as necessidades de seus clientes.
Pesquisas indicam que a maneira como
os colaboradores são tratados por seus líderes influencia diretamente no
atendimento que eles dão aos clientes. Portanto, a forma como um executivo
trata seus colaboradores pode refletir na forma como estes tratam os clientes.
E os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes. Não é para menos, com
o aumento da concorrência, ganha o cliente aquele que o trata melhor.
O interesse pela excelência cresce a
cada dia, fazendo com que as organizações procurem programas de melhoria da
qualidade. Afinal, a má qualidade de seus produtos e serviços prejudica a
imagem da organização. Para evitar que isso aconteça, elas investem em
programas de melhorias. Procuram melhorar o que já está bom e os seus pontos
fracos. A organização pode até não ser perfeita, mas é preciso ter cuidado
quando algo der errado. Se um problema acontece, por exemplo, o mínimo que os
clientes esperam é que você o solucione. Fique atento, se o cliente reclama é
porque quer continuar com a empresa, do contrário procuraria direto o
concorrente. Portanto, trate-o bem.
“Um
cliente mal atendido provavelmente irá procurar refúgio no seu concorrente e
recuperá-lo custará pelo menos dez vezes mais do que simplesmente mantê-lo.”
(Mauro Silveira).
Fonte: Portal Administradores, por Sonia Jordão
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