sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Por que é importante se diferenciar?

Não existe mágica. Para fugir da guerra de preços  há que se criar valor para o produto ou serviço que uma empresa vende. Claro, além disso, faz-se necessário que clientes e prospects percebam esse valor, o que, muitas vezes, é um problema de comunicação.
Como já dissemos em artigos anteriores, só existem 7 formas de diferenciação (se você souber de alguma outra, escreva-nos) e se defender contra o preço baixo:
1. Características – Alguma coisa no seu produto ou serviço é claramente diferente em relação à concorrência.

2.   Marca – As pessoas pagam mais por marcas reconhecidas.

3.  Conveniência – Seu produto ou serviço é mais fácil de comprar, de usar, de instalar, de receber. Agilidade e assistência técnica também podem ser consideradas como conveniência.

4. Qualidade – Seu produto ou serviço pode parecer igual aos demais, mas é mais resistente, dura mais, tem melhor acabamento, melhor design – ou seja, alguma característica técnica superior.

5.  Relacionamento – O cliente prefere fazer negócios com você porque seu atendimento é melhor ou porque vocês já fazem negócios juntos há anos.

6.  Integração – Seu produto ou serviço se encaixa melhor no que o cliente precisa.

7.  Parcerias Estratégicas -  Você oferece soluções completas e integradas ao cliente.

Philip Kotler define diferenciação como o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência. Você, hoje, é capaz de distinguir prontamente o principal diferencial de sua empresa em relação à concorrência? Não vale preço! Confira os exemplos a seguir:

Davi x Golias – O dono de uma pequena loja de bicicletas em Connectcut, nos Estados Unidos, acorda em uma certa manhã e lê no jornal local que a Wal-Mart e uma grande loja de produtos esportivos vão se instalar na cidade no próximo ano. Pânico. Desastre. É o fim de sua empresinha.
De repente, percebe que tem um ano para construir relacionamento e desenvolver o valor de sua base de clientes. Sabe o que ele fez? Colocou anúncios no jornal oferecendo apenas aos melhores clientes (e só esses responderiam) a oportunidade de ir até a sua loja fazer um registro e responder a seis perguntas em troca de um serviço técnico vitalício para as bicicletas deles.
Sabe o que aconteceu? Ele conseguiu reunir 30 mil pessoas, a empresa vendeu muitas bicicletas nesse processo e com isso esvaziou as vendas no ano seguinte da Wal-Mart e da outra loja esportiva. E conseguiu aumentar o valor da sua empresa mesmo com a chegada dos gigantes. A Wal-Mart de lá não vende bicicletas e a loja de esportes vende uma pequena seleção delas.
Você não tem de ser um gigante para vencer um gigante, basta construir um relacionamento com foco no desenvolvimento do valor da sua base de clientes.
De gás natural a controle ambiental – Há uma empresa na Europa que vende gás natural. Eles sabem que, de repente, pode surgir um fornecedor com preço mais barato, então precisam cuidar bem de seus maiores clientes. Que são... os plantadores de flores. Eles precisam do gás para controlar a temperatura, a umidade, o teor do dióxido de carbono das estufas e canteiros.
A empresa de gás, então, desenvolveu sistemas de monitoramento e estão até vendendo seguros contra desastres naturais. Ou seja, ela já não está mais no setor de gás natural, está, agora, no setor de controle ambiental. Em outras palavras, focar nas necessidades do cliente significa, às vezes, ampliar a visão que se tem do negócio.
A única maneira de aumentar o valor do cliente, é tornar-se mais valioso para ele, e a única maneira de tornar-se mais valioso para um cliente é sabendo quais são as suas necessidades e atendendo-as de uma forma muito melhor do que qualquer outra pessoa.
Fonte: Revista Venda Mais, por Júlio Clebsch e Raúl Candeloro

Nenhum comentário:

Postar um comentário